UNDERSTAND

Understand

Um planeta de outra galáxia

Fevereiro 21, 2014 | Issue 19

Traduzido por Pedro Augusto. Como se os planetas fora do nosso Sistema Solar não fossem excitantes o suficiente, os astrónomos descobriram recentemente um planeta em torno de uma estrela que veio de fora da Nossa Galáxia, diz-nos Johny Setiawan.

Neutrinos: uma introdução

Janeiro 27, 2012 | Issue 19

Tradução de M.ª da Conceição Abreu. O que há de comum entre a deriva dos continentes, as centrais nucleares e as supernovas? Neutrinos, como explica Susana Cebrián.

Ages: 14-16, 16-19; Keywords: Physics, Astrophysics, Earth science, Particle physics

O legado de escurecimento de Van Gogh

Agosto 26, 2011 | Issue 19

Traduzido por António Daniel Barbosa. Os amarelos brilhantes das pinturas de van Gogh estão a tornar-se em castanhos desagradáveis. Andrew Brown revela como técnicas sofisticadas de raio-X, cortesia da European Synchrotron Radiation Facility em Grenoble, França podem explicar essa…

Understand

Investigando as causas da esquizofrenia

Agosto 8, 2011 | Issue 19

Traduzido por Maria João Fonseca. Laurence Reed e Jackie de Belleroche discutem a esquizofrenia – e como a genómica funcional pode ajudar a identificar as suas causas.

Ages: 16-19; Keywords: Biology, Medicine, Genetic diseases

Understand

O que é a quimioluminescência?

Agosto 8, 2011 | Issue 19

Traduzido por António Daniel Barbosa. Medusas brilhantes, pirilampos tremeluzentes, tubos luminosos divertidos; Emma Welsh introduz o belo e misterioso mundo da quimioluminescência.

Ages: 14-16, 16-19; Keywords: Physics, Chemistry, Genetics, Interdisciplinary, Energy, Chemical reactions, Atomic structure, Electromagnetic spectrum, Light, Chemical bonding, Biology

TEACH

Ilha de Moja (Moja-island): aprender sobre fontes de energia renovável

Setembro 9, 2013 | Issue 19

Traduzido por Clara Cottet. As energia renováveis não são importantes apenas nos países desenvolvidos; nos países em desenvolvimento podem ser um pré-requisito para eliminar a pobreza. Marlene Rau introduz uma atividade pedagógica da Practical Action.

Ages: 11-14, 14-16; Keywords: Biology, Physics, Chemistry, Interdisciplinary, Earth science

Teach

Âmbar: Uma introdução à química orgânica

Janeiro 13, 2012 | Issue 19

Traduzido por António Daniel Barbosa. Sabia que o electrão e a electricidade foram baptizados devido ao âmbar, o ‘ouro’ do mar Báltico? A unidade curricular de Bernhard Sturm baseada nesta resina fossilizada introduz não apenas a condutividade mas também muitas outras características…

Ages: 16-19; Keywords: Biology, Physics, Chemistry, Earth science, Art, Environmental science, Organic chemistry, Arts and crafts

O jogo detective de DNA

Agosto 10, 2011 | Issue 19

Maria João Guimarães Fonseca. Com a ajuda de um jogo de detectives, Kenneth Wallace-Müller da equipa Gene Jury apresenta a utilização de DNA ao nível da investigação forense e as questões éticas envolvidas.

Ages: 16-19; Keywords: DNA, Biology